Apresentação do III Triatlo Longo Costa Da Laurissilva 2014

Porto Moniz e São Vicente, irão receber nos dias 4 e 5 de Abril de 2014, a mais exigente competição de Triatlo realizada em Portugal.

foto2 A III Edição do Triatlo Longo Costa da Laurissilva, irá receber a caravana do Triatlo Nacional, em mais um  grande evento desportivo nacional disputado na “R.A.M”, o III Triatlo Longo Costa da Laurissilva, associada à disputa do Campeonato Regional Individual de Triatlo Longo 2014. Ambas as competições estão integradas nos calendários nacionais da Federação de Triatlo de Portugal  e regionais da Associação Regional de Triatlo da Madeira esta ultima integrada no Circuito Regional POWERADE – Bebida para Desportistas 2014.

Os Municípios do Porto Moniz e São Vicente, irão receber nos dias 4 e 5 de Abril de 2014 (Sexta e Sábado), a mais exigente competição de Triatlo realizada em Portugal, pela 1ª vez disputada integralmente nos municípios do Porto Moniz e São Vicente Faial), colocando o norte da Madeira em destaque no panorama do Triatlo Regional e Nacional.

A competição principal, disputada nas distâncias de 1,9 km de Natação (Porto Moniz); 90 km de Ciclismo (Via Expresso entre o Porto Moniz e São Vicente) e 21 km de Corrida (Estrada Regional e Promenade de São Vicente), constitui-se num enorme desafio físico para todos os participantes, visto que a orografia da costa norte e a existência da distância da prova (113km no total), irão marcar de modo evidente a competição.

Vários motivos de interesse na Competição irão marcar este III Triatlo Longo Costa da Laurissilva 2014, a começar pelos locais onde se desenrola o evento, o percurso desafiador e diferente de que é habitual nesta disciplina em Portugal, a beleza da costa norte e a particularidade do evento ser disputado entre o Porto Moniz e São Vicente, estando a zona da meta situado junto à Capela de São Vicente.

São esperados nesta competição de Triatlo Longo, meia centena de atletas, (20 locais e 30 nacionais), com para a presença pela 1ª vez de uma atleta feminina Madeirense, nesta difícil competição.

Entre as de duas dezenas de atletas Madeirenses, já inscritos na Competição, o destaque vai para ausência do Campeão Regional das duas primeiras edições da competição, o Carlos Nóbrega. Como principais favoritos entre os Madeirenses, estão Bruno Freitas (LC Machico), Paulo Margarido (CA Madeira) e Duarte Martins (GD Corticeiras). Nas Senhoras o destaque vai para a Cristina Nascimento (CA Madeira), a 1ª atleta Madeirense a participar nesta competição.

A 3ª Edição da Competição, terá distâncias do segmento de ciclismo idênticas à norma Mundial do Triatlo Longo de ½ distância, com destaque para o exigente mas igualmente rápido percurso de ciclismo entre o Porto Moniz e São Vicente.

A competição III Triatlo Longo Costa da Laurissilva, terá o seu início madrugador, com os atletas a iniciarem o segmento de Natação às 08h00 da manhã no Porto do Porto Moniz, à semelhança das grandes competições mundiais de Triatlo Longo.

Em seguida e após T1, iniciam o percurso de Ciclismo fazendo uma passagem pela zona marginal do Porto Moniz, seguindo em direção ao centro de São Vicente onde estará situado o 1º retorno, levando os atletas de volta em direção ao Porto Moniz, saindo na Ribeira da Janela. Os atletas irão percorrer o segmento de ciclismo ao longo de 7 vezes, totalizando 3,5 voltas ao percurso (90km).

Após a última passagem pelo retorno de São Vicente, os atletas dirigem-se para o 2º parque de transição, T2 (situado no estádio dos Junkos), iniciando a partir deste local o segmento de atletismo, compreendido por 4 voltas entre a Ponte do Calhau e o Restaurante Many, passando pela promenade de São Vicente, totalizando 21km de atletismo. A meta está situada junto à emblemática ponte do Calhau – São Vicente.

Prevê-se que o vencedor da competição venha a concluir a totalidade da mesma pelas 12h30 de Sábado, com o total de 4h30m de prova.

Como patrocinadores principais do evento estão na primeira linha os Municípios do Porto Moniz e São Vicente.

Em destaque no apoio à Competição estarão vários clubes a destacar;

  1. Clube Naval do Seixal;
  2. Clube Desportivo Escola de Santana;
  3. Associação Desportiva e Cultural de São Vicente.

A organização do evento é da responsabilidade da Associação Regional de Triatlo da Madeira e da Federação de Triatlo de Portugal, contando a organização com o apoio de imensa entidades públicas e privadas que todas juntas, apoiam a organização do evento, nomeadamente:

  1. Município do Porto Moniz;
  2. Município de São Vicente;
  3. Powerade – Bebida para Desportistas;
  4. Refcom Madeira;
  5. Europcar – Aluguer de Automóveis;
  6. Bioforma;
  7. Via Expresso;
  8. Grupo – JRFN;
  9. MZ BIKE;
  10. Centro de Treino de Mar;
  11. Clube de Montanha do Funchal;
  12. Lokoloko Madeira;
  13. Governo Regional da Madeira: Vice-presidência do Governo Regional; Secretaria Regional do Plano e Finanças; Secretaria da Educação e Regional do Ambiente e Recursos Naturais; Direção Regional de Juventude e Desporto; Estradas da Madeira;
  14. Aquário da Madeira – Porto Moniz;
  15. Centro de Ciência Viva do Porto Moniz;
  16. Turtless Diving Center – Porto Moniz;
  17. Polícia de Segurança Publica da Madeira.

Na organização e controle do evento estarão envolvidas sensivelmente 60 pessoas, desde membros da organização (“A.R.T.M” e “F.T.P), PSP, Bombeiros e Voluntários.

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.