X Triatlo Cidade de Machico 2014

Diogo Nóbrega vence em Machico no regresso das competições Regionais.

5 (1) Diogo Meta

A Cidade Machico recebeu mais duas grandes competições de Triatlo e Aquatlo, com o regresso do Triatlo de Machico (X Triatlo Cidade de Machico),  assim como da realização da competição nacional Jovem, o II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014 (Campeonato Nacional Jovem e Clubes).

Com duas centenas de atletas inscritos nas diversas competições do programa do X Triatlo Cidade de Machico, aguardava-se o regresso da competição regional (Triatlo) mas fundamentalmente, a realização da Etapa do Campeonato Nacional Jovem e de Clubes de Triatlo, com a participação de 25 atletas de 5 Clubes continentais, assim como 130 atletas dos clubes regionais.

A competição local iniciou-se com o X Triatlo Cidade de Machico (15ª Etapa do Circuito Regional – Powerade Bebida para Desportistas), que contou com um número reduzido de atletas (no total de 31), o que não invalidou a competitividade da mesma.

A prova disputada na distância de Sprint, propicia à velocidade dos mais jovens, trouce para a frente da prova de Natação, o Diogo Nóbrega (Ludens) e o Miguel Ângelo (Corticeiras), que à entrada do PT1, mantiveram a vantagem. No segmento de ciclismo, Diogo Nóbrega, “não acusou” a paragem das férias ganhando vantagem ao perseguidor direto, que a manteve, PT2. Nos lugares cimeiros no segmento de ciclismo, para além do líder, Miguel Ângelo, tentava minorar as perdas para a liderança, mas mantendo a distância de segurança, para os perseguidores, Francisco Luís e Carlos Nóbrega (Ludens), Paulo Margarido (CA Madeira) e Duarte Martins (Corticeiras).

No segmento final da competição, Diogo Nóbrega, manteve a vantagem obtida ao longo de toda a prova, sendo o único atleta a finalizar a mesma, em menos de uma hora (59:41:02). Na segunda posição geral ficou o Miguel Ângelo, tendo o Carlos Nóbrega, fechado o pódio, do X Triatlo Cidade de Machico.

Nas senhoras a competição não contou com os habituais protagonismos na luta pela vitória, registando-se a participação de apenas duas atletas.

Nesta competição feminina, a liderança desde o inicio do segmento de natação pertenceu à Ana Pinto do Grupo Desportivo das Corticeiras, secundada pela Sandra Teixeira do Ludens Clube de Machico / El Bom Bom Sport Bar.

No segmento de ciclismo a distância da Ana Pinto face à Sandra Teixeira não a deixava descansada, sendo que a vantagem apenas aumentou entre as duas atletas de forma significativa no ultimo segmento, a corrida, terminando as duas atletas separadas por alguns minutos.

Na competição por clubes, apenas dois clubes se apresentaram em condições de pontuar, fruto da ausência de muitos atletas, tendo ganho o Clube local, o Ludens Clube de Machico / El Bom Bom Sport Bar, na frente do Grupo Desportivo das Corticeiras.

 

II Aquatlo da Madeira – Machico 2014

Nas competições Jovens, II Aquatlo da Madeira – Machico 2014, em que estavam inscritos 160 atletas, confirmou-se a esperada competividade dos clubes visitantes, assim como dos regionais, cujos atletas não quiseram deixar (os créditos por mãos alheias”), reafirmando o potencial, dos atletas regionais e o trabalho de evolução que os mesmos tem tido nas competições regionais e nacionais em que têm participado.

Na 1ª competição, disputada pelos atletas Juvenis, a “balança” começou a pender para os visitantes e logo com uma dupla do Clube de Natação de Torres Novas, cujos atletas Carolina Serra e Ricardo Batista, dominaram a competição, apesar do esforço dos melhores atletas regionais na prova, o Henrique Ferro e a Jéssica Freitas do Clube Futebol Andorinha.

Na competição seguinte os Iniciados, a balança da competição (Madeira – Continente), iniciou o equilíbrio esperado, destacando-se a Mariana Vargem (Andorinha), com uma expressiva vitória Nacional e Regional, demostrando o porque de liderar ambos os rankings, Nacional e Regional do seu escalão. Nos rapazes o Clube de Natação de Torres Novas tinha a lição bem estudada, obtendo mais uma vitoria através de José Vieira.

A 3ª competição Jovem do dia, nos Infantis, novamente as vitórias foram para os visitantes, com destaques para os vencedores, João Martins (Teleperformance – “Os Belenenses) e da Carolina Campos (Sport Lisboa e Benfica). Destaque para a excelente replica dos melhores madeirenses, nesta competição, o João Marote (Ludens) e a Inês Figueiroa (Andorinha).

Na ultima competição do evento,  Benjamins, a atleta da casa Mariana Góis, venceu a concorrência, sendo a vitória nos rapazes sito obtida uma vez mais por um atleta do Clube de Natação de Torres Novas, o João Batista.

Na competição por Clubes Nacional, aos clubes da Madeira obtiveram os 3 lugares de destaque (fruto também do maior número de atletas face aos clubes nacionais), cabendo os destaques ao Clube Futebol Andorinha, Ludens Clube de Machico / El Bom Bom Sport Bar e ao Grupo Desportivo das Corticeiras.

Na competição por Clubes Regional, o Clube Futebol Andorinha foi o vencedor entre as meninas, e o Grupo Desportivo das Corticeiras, entre os rapazes.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio das entidades Publicas, em especial do Município de Machico, assim como da Federação de Triatlo de Portugal, SER – DRJD e AMDPT.

A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: AUTOZAPECAR; EUROPCAR; POWERADE – Bebida para Desportistas; MZ Bike; J. Roxo Alumínios; Bioforma e Clube de Montanha do Funchal.

 

Classificações do X Triatlo Cidade de Machico

Classificação Geral – X Triatlo Cidade de Machico 2014

Classificação Geral – Genero – X Triatlo Cidade de Machico 2014

Classificação Geral – Escalões – X Triatlo Cidade de Machico 2014

Classificação Prova Aberta – X Triatlo Cidade de Machico 2014

Classificação Clubes – X Triatlo Cidade de Machico 2014

 

Classificações do II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Classificação Juvenis – II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Classificação Iniciados – II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Classificação Infantis – II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Classificação Benjamins – II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Classificação Clubes Jovens – II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Classificação Clubes Jovens Nacional – II Aquatlo Jovem da Madeira – Machico 2014

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.