MARIANA 6ª CLASSIFICADA NO TRIATLO DE LEIRIA

TRIATLETA DO LUDENS DE MACHICO GARANTE NOVA CONVOCATÓRIA PARA A SELEÇÃO NACIONAL

Mariana Vargem, triatleta do escalão cadete do Ludens de Machico, alcançou no passado fim de semana a 6ª posição absoluta no Triatlo de Leiria (2ª entre as cadetes/juniores), nesta que foi a 1ª competição de triatlo da época, e que apurava os atletas que irão fazer parte da seleção nacional na disputa da Taça da Europa de Quarteira, a realizar no final do mês de Março.

Num dia com condições climatéricas difíceis (chuva e vento) e com o segmento de natação de 750 metros a ser disputado na Lagoa de Ervideira (com a água à temperatura de 14ºC), a triatleta madeirense realizou um segmento de acordo com o seu nível, cometendo, no entanto, um erro no 1º parque de transição, que a fez perder alguns segundos e a obrigou a forçar o ritmo para alcançar o grupo pretendido nos 20 Km do segmento de ciclismo, realizado em linha, na estrada de ligação a Pedrogão.
Apesar de ficar bem próximo de alcançar o 2º grupo (as atletas sub-23 que viriam a disputar o 3º e 4º lugares absolutos da prova), a falta de interesse e de colaboração das atletas desse grupo ditou que a distância viesse a aumentar, inviabilizando a aproximação aos lugares do pódio absoluto.
Na 2ª transição, a triatleta madeirense viria a ter uma queda depois do desmonta, mas sem consequências de maior. Nos 5kms da corrida final, Mariana Vargem voltou a recuperar alguns lugares, sendo batida nos metros finais por Inês Rico (5ª classificada e a melhor entre as cadetes/juniores).

Outro madeirense em destaque no sector masculino foi Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra), que após uma natação menos conseguida, em parte pelas condições de água que se faziam sentir, e que não lhe permitiu integrar o grupo principal no ciclismo.
Num 2º grupo, com menos elementos e menos força de perseguição, foi apenas na corrida final que Diogo acabou por recuperar algumas posições até ao 25º lugar final.

Ainda nesta competição participaram em representação do GD Corticeiras, Carolina Boulhosa que veio a alcançar o 24º lugar absoluto feminino (9ª classificada de cadetes), e Joaquim Fernandes com o 134º lugar absoluto masculino (2º classificado Grupo de Idade – 55-59), numa prova que totalizou mais de 300 participantes.

Em termos de apuramento para Taça da Europa, Mariana Vargem com esta boa prestação já o tem assegurado, quanto a Diogo Nóbrega, depende do resultado que venha a alcançar no próximo fim de semana no Triatlo da Lagoa-Algarve, triatlo que será disputado na distância Olímpica.

Triatlo-de-Leiria-Lagoa-de-Ervedeira-2018-Taça-de-Portugal-Absoluta-Feminina

Triatlo-de-Leiria-Lagoa-de-Ervedeira-2018-Taça-de-Portugal-Absoluta-Masculina

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.