Diogo Nóbrega e Joana Sousa triunfantes no Triatlo do Porto Moniz

Jornada Dupla do Porto Moniz atraiu cerca de centena e meia de atletas.

Decorreu no passado fim-de-semana no Porto Moniz, a 1ª jornada dupla da época com a realização do “ XV Triatlo do Porto Moniz / VIII Duatlo Jovem do Porto Moniz / VII Aquabike Vila do Porto Moniz 2017 “, provas pertencentes ao “ Circuito Regional de Triatlo 2018 “, levando cerca de centena e meia de triatletas ao Porto Moniz, numa evento organizado uma vez mais pela ARTM ( Associação Regional de Triatlo da Madeira ).

Na competição principal de Sábado (Triatlo), a vitória sorriu por curta margem no sector feminino à Joana Sousa (CAF), enquanto no sector masculino, Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra) teve uma vantagem mais dilatada sobre a concorrência.
Joana Sousa, partilhou a liderança e incerteza quanto à vencedora, com as suas colegas de equipa Isabela Gonçalves, que saiu com a liderança da água, e Tânia Alves que inclusive chegou a dispor durante segmento de ciclismo de 30seg de vantagem, mas que não foi possível suster durante o segmento de corrida.
No final, Joana venceu por curta margem sobre Tânia Alves e Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra), que com uma prova de trás para a frente, ainda alcançou o 3º lugar do pódio.

Diogo Nóbrega, não teve tanta proximidade da sua concorrência, principalmente pelo segmento de natação muito superior, que o deixou isolado no ciclismo e numa situação de gestão de vantagem desde então. Diogo acabou por vencer confortavelmente sobre Francisco Luís (Ludens de Machico), que finalizou em 2º após uma fantástica recuperação, e Francisco Belo (ACD Jardim da Serra) que foi 3º.
Outros destaques desta prova vão para os veteranos Carlos Nóbrega da ACD Jardim da Serra, (V2) que foi recuperando como já vem sendo hábito, novamente com o melhor segmento de corrida de entre todos os participantes, o que lhe valeu o 6º lugar final, e Paulo Margarido do GD Corticeiras (V3), que a finalizar a sua preparação para o IronMan de Lanzarote, ainda consegue ser competitivo nestas distâncias Sprint, ao ponto de ficar às portas do TOP 10, 11º no final.

Para os mais jovens, os Juvenis ainda competiam na vertente de triatlo, com uma prova de distância Super-Sprint a eles destinada, enquanto que os restantes escalões tinham como vertente o Duatlo, numa prova idêntica à edição anterior, percorrendo as diversas estradas no centro da vila, em tudo idêntico às edições anteriores.

Em Juvenis, Nino Pereira (AD Galomar) e Vitória Góis (GD Corticeiras) foram os mais rápidos, em Iniciados, a dupla do ACD Jardim da Serra, Gonçalo Santos e Bruna Belo teve claramente acima da concorrência, alcançando confortavelmente a vitória, em Infantis, outra dupla que já nos vem habituando a vitórias, Óscar Góis (GD Corticeiras) e Matilde Olival (Ludens de Machico), e em Benjamins, Matias Olival (Ludens de Machico) e Leonor Pereira (CD Escola de Santana) foram os grandes vencedores.

Juntamente com os Juvenis, participaram as estafetas, com a vitória a ser alcançada equipa composta por Sofia Rosa / Ricardo Alves / Guida Luís (CDES).

Também nesta mesma prova participou José Manuel Mendonça (Ludens de Machico), atleta da categoria de Paratriatlo e que mostrou uma vez mais um espirito competitivo e de superação enorme, concluindo de forma vitoriosa mais um triatlo de distância Super-Sprint.

Nos Clubes, a ACD Jardim da Serra venceu no sector masculino e o Clube de Atletismo do Funchal no feminino, enquanto que nos clubes Clubes Jovens, o CF Andorinha/AQUIMADEIRA-Solutions venceu nos jovens masculinos e o AD Galomar nos jovens femininos.

Em números gerais, 8 clubes, com um total de 120 atletas deram cor e animação durante as 5 provas da tarde.

Diogo Nóbrega e Susana Lourenço são os novos Campeões Regionais de Aquabike

Domingo, nova competição, desta feita o Aquabike Vila do Porto Moniz, prova que definiria os Campeões Regionais de Aquabike 2018, com os triatletas para esse efeito a disputarem uma prova de distância de distância Super-Sprint, composta por um segmento de natação de 375m, seguido de um segmento de ciclismo composto por uma única subida de de 4.5kms até à Santa. Um verdadeiro teste às 3 dezenas de triatletas presentes.

No sector masculino, e após boas indicações no Triatlo do dia anterior, Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra), esteve novamente intratável no Aquabike, vencendo confortavelmente a prova com mais de 1min sobre a dupla do Ludens de Machico, Francisco Luís e Pedro Prioste que o acompanharam no pódio por esta mesma ordem.

Nas mulheres, vitória para Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra) com um domínio igualmente vincado, sobre aas jovens Isabela Gonçalves (CAF), e Vitória Góis (GD Corticeiras), completando desta forma o pódio feminino.
Coletivamente e no sector masculino, a ACD Jardim da Serra sagra-se Campeã Regional de Clubes de Aquabike, com o Ludens de Machico a ser 2º e o GD Corticeiras a ser 3º.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades Publicas, que contribuíram ativamente para a realização de todas as provas deste fim de semana, em especial à Câmara Municipal do Porto Moniz, AMDpt, SER – DRJD e FTP . A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar; Europcar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Fisiomadeira e Socorro Madeira.

Classificações Escalões Jovens – VIII Duatlo Jovem do Porto Moniz 2018

Classificações Paratriatlo – Triatlo do Porto Moniz 2018

Classificações Estafetas

Classificações Clubes Jovens – VIII Duatlo do Porto Moniz 2018

Classificações Prova Principal – XV Triatlo do Porto Moniz 2018

Classificações Clubes – XV Triatlo do Porto Moniz 2018

Classificações Prova Principal – VII Aquabike Porto Moniz 2018

Classificações Clubes – VII Aquabike Porto Moniz 2018

 

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.