Susana Lourenço e Diogo Nóbrega são os novos Campeões Regionais de Triatlo Absolutos após triunfo no Olímpico de Machico

Decorreu durante a manhã de ontem na acolhedora cidade de Machico, o “ XV Triatlo / IX Triatlo Jovem de Machico 2018 “, prova organizada em parceria pela Associação Regional de Triatlo da Madeira e o Ludens Clube de Machico, pontuável como 16ª Etapa do Circuito Regional de Triatlo e 14ª e ultima dos Campeonatos Regionais Individuais e Clubes Jovens, tendo a particularidade de ser a derradeira etapa dos Campeonatos Regionais de Triatlo Absolutos.

A manhã competitiva iniciou-se bem cedo, pelas 8h30 com a partida da prova de distancia olímpica (1500m natação/40kms ciclismo/10kms corrida), e onde desde cedo se começou a perfilar os vencedores.

A dupla do ACD Jardim da Serra, Susana Lourenço e Diogo Nóbrega, dominaram a prova desde o segmento de natação, dilatando essa mesma vantagem no segmento de ciclismo de forma a encarar a corrida final de modo mais conservador e de gestão da vantagem trazida.

Os pódios absolutos no setor feminino ficaram completos com a presença de Iolanda Henriques (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions) e Joana Alves (GD Corticeiras) que por esta ordem completaram o pódio desta duríssima prova.
Nos homens, foi Pedro Prioste (Ludens de Machico), que na sua estreia na distância Olímpica fez juntamente com o se colega de equipa, Bruno Freitas uma prova muito regular e sem quebras, para no final concluírem em 2º e 3º respectivamente.

Após a conclusão do segmento de natação da prova principal, deu-se inicio à Prova/Super-Sprint/Paratriatlo (300m natação/8kms ciclismo/2kms corrida) , com cerca de quarenta participantes.
Destaques desta prova vão para Mariana Vargem (Individual) e João Marote (Ludens de Machico) que saíram vitoriosos com uma vantagem muito significativa para a concorrência mais direta.
Os pódios desta prova no sector feminino tiveram também a presença de Joana Sousa (CAF) em 2º lugar e Beatriz Henriques (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions) em 3º. Nos rapazes Francisco Belo (ACD Jardim da Serra) foi º 2º classificado e João Ramalho (Individual) 3º, num final apertado, uma vez que os dois triatletas rodaram juntos durante toda a prova.

Na categoria de Paratriatlo a vitória sorriu a Rodolfo Alves (CD Aquático) à frente de José Manuel Mendonça (Ludens de Machico), numa prova que serviu de ultima prova de preparação para a Taça do Mundo do Funchal a 28 de Outubro.

Em estafetas competiram 2 equipas do AD Galomar, com a estafeta da Odilia Pedras/Bruno Ferreira/Paulo Camacho, a levarem a melhor sobre Brigida Rodrigues/Nélia Freitas/Nélia Pereira.

Seguiam-se as restantes provas jovens, onde participavam grande parte dos inscritos desta ultima competição jovem da época e onde foi notória uma maior afluência de espectadores e familiares.

Em termos competitivos, de referir novos triunfos nos Juvenis por Beatriz Lameiras (AD Galomar) e João Marote (Ludens de Machico) eles que tiveram como prova para o seu escalão a Prova Aberta/Super-Sprint, nos Iniciados, vitórias para Bruna Belo e Gonçalo Santos (ACD Jardim da Serra) na conclusão de uma época em que foram os grandes dominadores da sua categoria, em Infantis outra dupla em destaque, desta feita do Ludens, com as vitórias de Matilde Olival e Simão Carvalho, e em Benjamins Matias Olival (Ludens de Machico) e Leonor Sousa (Individual).

Coletivamente foi o clube da casa, o Ludens Clube de Machico o grande vencedor do “ XV Triatlo Olímpico de Machico” e dos Clubes Jovens Masculinos, enquanto que o AD Galomar foi o grande vencedor nos Clubes Jovens Femininos.

Presentes nesta competição, e repartidos pelas 5 provas do programa estiveram 130 atletas de 8 clubes regionais.
A ARTM e o Ludens de Machico como entidades organizadoras agradecem o apoio de várias entidades publicas, em especial à Câmara Municipal de Machico, AMDpT e SER – DRJD. A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: Autozapecar; Europcar; Atlântida Água da Madeira/ECM; MZ-Bike; e Clinica Dentária do Fórum Machico.

Para conclusão definitiva da época em termos desportivos fica a faltar o grande evento do ano, a Taça da Europa de Triatlo e Taça do Mundo de Paratriatlo, agendados para os dias 27 e 28 de Outubro, na baixa do Funchal, na qual agradaremos a vinda de triatletas de 5 continentes.
Neste evento também está integrado o “ Funchal Age Group Cup “, destinado à livre participação de atletas entre os 16 e os 64 anos.

 

  • Fotos gentilmente cedidas por Aurélio Góis, Alcidio Ferro e Marco Teles.

 

Classificações Escalões Jovens – IX Triatlo Jovem de Machico 2018

Classificações Estafetas – XV Triatlo de Machico 2018

Classificações Paratriatlo – XV Triatlo de Machico 2018

Classificações Geral Por Sexos – XV Triatlo de Machico 2018 – Prova Aberta

Classificações Geral Por Sexos – XV Triatlo Olímpico de Machico 2018

Classificações Clubes – XV Triatlo de Machico 2018

Classificações Clubes Jovens – IX Triatlo Jovem de Machico 2018

 

My Laps – Super-Sprint

My Laps Olímpico

 

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.