Atletas da ADRAP vencedores na Jornada Dupla no Porto Moniz

Este fim de semana decorreu no Porto Moniz provas a pontuar para Campeonatos Regionais de Triatlo, Duatlo Jovem e Aquabike. No sábado (12 de junho 2021) o Triatlo e o Duatlo Jovem do Porto Moniz contaram com a participação de dezenas de atletas, desde Pré-Benjamins a Veteranos V. No domingo (13 de junho 2021) participaram 36 atletas dos escalões de Juvenis e superiores.

 

O Triatlo Sprint do Porto Moniz, disputado no sábado, na distância de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 4,5 km de corrida, teve como vencedores os atletas da ADRAP Christian Dias e Bruna Belo. Em segundo lugar ficaram Bruno Freitas (Ludens Clube Machico) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra). Já em terceiro lugar ficaram João Marote (ADRAP) e Mariana Góis (Ludens Clube Machico).

 

Seguindo-se com o Triatlo Super-Sprint (375 m de natação, 8 km de ciclismo e 2 km de corrida) e nos escalões de Juvenis, João Neves (ACD Jardim da Serra) e Mónica Dias (AD Galomar) foram os vencedores no seu escalão. Ao segundo lugar do pódio subiram os atletas Daniel Mendonça (Ludens Clube Machico) e Magda Dias (AD Galomar).

Na competição Super-Sprint tivemos a participação de dois paratriatletas do Ludens Clube Machico, alcançando o primeiro lugar nas respetivas categorias, Rodolfo Alves na categoria PTVI e José Manuel Mendonça na categoria PTS3.

Foi permitida ainda a participação de equipas de estafetas a competir na prova Super-Sprint, tendo a participação de uma equipa individual constituída pelos triatletas Leonor Ferro / Diogo Faria / Belarmino Neves.

A competição dos mais jovens foi disputada em Duatlo (corrida – ciclismo – corrida) com distâncias adaptadas a cada escalão, iniciando-se com o escalão de Iniciados, onde venceram os atletas Óscar Góis (GD Corticeiras) e Leonor Sousa (CF Andorinha). Em segundo lugar ficaram Frederico Antunes (Ludens Clube Machico) e Leonor Pereira (CD Escola Santana). A completar o pódio tivemos Bernardo Castro (Juventude Atlântico Clube) e Margarida Góis (Ludens Clube Machico).

No escalão de Infantis, com uma participação de 16 atletas no total, Matias Brites e Rita Madureira, do CD Escola Santana venceram a prova no seu escalão, seguindo-se de Matias Olival (Ludens Clube Machico) e Inês Sousa (ACD Jardim da Serra) em segundo lugar. Em terceiro lugar ficaram Guilherme Pita e Márcia Caldeira (CD Escola Santana).

Em Benjamins, tivemos apenas a participação de atletas masculinos, sendo que António Teixeira (CD Escola Santana) ficou em primeiro lugar, Tiago Coelho, também do CD Escola Santana, alcançou o segundo lugar, e o pódio ficou completo com Diego Jesus do Juventude Atlântico Clube.

Os Pré-Benjamins participaram nesta prova superando uma vez mais as distâncias adaptadas ao seu escalão / idade, tendo a participação de 5 atletas, em que todos eles subiram ao pódio para receberem uma medalha de participação.

Todas as classificações individuais alcançadas pelos atletas dos diferentes clubes e escalões, contribuíram para a classificação geral de clubes. Assim sendo, no Triatlo Sprint os vencedores por clubes foram os atletas masculinos da ADRAP e as atletas femininas do CF Andorinha. Já em clubes jovens, o clube estreante esta época no triatlo, Juventude Atlântico Clube, alcançou o primeiro lugar por Clubes Jovens Masculinos. A melhor classificação por Clubes Jovens Femininos foi atribuída à AD Galomar.

No domingo (13 de junho 2021), também no Município do Porto Moniz, sangrou-se os Campeões Regionais de Aquabike 2021, numa prova com um novo percurso, onde os atletas completaram 375 metros de natação no Cais do Porto Moniz e percorriam 7,5 km de bicicleta.

Terminando a prova em primeiro lugar, e assim tornando-se Campeões Regionais de Aquabike, tivemos os atletas da ADRAP João Marote e Bruna Belo. Em segundo lugar tivemos Bruno Freitas (Ludens Clube Machico) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra). Chegaram à meta em terceiro lugar os atletas Francisco Luís (CNF) e Gabriela Silva (GD Corticeiras).

A prova foi disputada igualmente pelo escalão de Juvenis, participando apenas atletas masculinos, sendo o Campeão Regional de Aquabike Juvenil o atleta da ACD Jardim da Serra, João Pedro Neves. Em segundo lugar ficou o atleta do CF Andorinha, Rafael Baroca.

Tivemos a participação de cinco estafetas no Aquabike do Porto Moniz, a equipa vencedora foi da ADRAP, constituída por Christian Dias / Nuno Lourenço. Em segundo lugar ficaram Bernardo Teixeira / António Teixeira (CF Andorinha) e em terceiro lugar, também do CF Andorinha, ficou Margarida Roque / João Paulo Nunes.

Por clubes, a pontuar os atletas de cadetes e superiores, Ludens Clube de Machico venceu nos atletas masculinos e GD Corticeiras venceu com as atletas femininas participantes.

Após mais um fim de semana com jornada dupla no calendário regional de triatlo, a ARTM prepara a próxima prova, agendada para dia 27 de junho 2021, na Cidade do Funchal, com os campeonatos de triatlo regional a serem disputados no Triatlo Cidade do Funchal 2021.

A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste sábado, em especial à Câmara Municipal do Porto Moniz, AMDpt, SER – DRD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.

Fotos cedidas por Patrícia Góis a quem deixamos o nosso agradecimento.

Classificações

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.