Francisco Luís e Vanessa Andrade vencem Títulos Regionais de Duatlo 2018, ao triunfarem na 1ª Edição do Duatlo do Santo da Serra

Freguesia do Santo da Serra recebe pela primeira vez as competições regionais de Duatlo, com a participação de 140 atletas em várias provas

A Freguesia de Santo António da Serra, deu as boas vindas à “caravana” do triatlo Regional, com uma fantástica competição organizada conjuntamente pela Junta de Freguesia Local, Câmara Municipal de Santa Cruz e Associação Regional de Triatlo da Madeira.

Francisco Luís (Ludens de Machico) e Vanessa Andrade (CD Escola de Santana), venceram na tarde do passado sábado a 1ª edição do Duatlo do Santo da Serra – 2018, nesta que foi a ultima etapa dos Campeonatos Regionais de Duatlo.

A tarde competitiva iniciou-se pela prova principal, com cerca de 60 atletas em prova, em que no sector masculino a dupla do Ludens de Machico, Francisco Luís e Bruno Freitas, dividiram esforços desde inicio para se isolaram da restante concorrência.

Numa primeira fase na corrida e em seguida num percurso ondulante de ciclismo que não permitia grandes poupanças de energia mesmo nos grupos mais numerosos, consolidaram paulatinamente uma vantagem para os grupos perseguidores, que lhes permitiu decidir a vitória entre si. No segmento de corrida final, Francisco Luís superiorizou-se a Bruno Freitas por curta margem, com o 3º lugar do pódio e após um ataque importante na ultima volta do ciclismo, foi arrebatado por Pedro Sousa (Individual).

No sector feminino, enumeras alterações durante a prova garantiram o suspense até final, com a liderança na 1ª corrida a caber a Beatriz Henriques (CF Andorinha /AQUIMADEIRA-Solutions), um segmento de ciclismo que inverteu todas as posições para dar uma liderança partilhada entre Vanessa Andrade (CD Escola de Santana) e Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra), e um segmento de corrida final que confirmou o bom andamento já demonstrado na inicial, por parte de Vanessa Andrade que veio a levar de vencida esta prova, acompanhada no pódio por Susana Lourenço em 2º, e por Carolina Boulhosa (GD Corticeiras) em 3º após uma gestão equilibrada de toda a prova.

Nas provas destinadas à formação, estiveram presentes cerca de 80 jovens de 7 clubes diferentes, com os destaques a irem para os seguintes triatletas:

Benjamins – Ana Isabel Gomes e Guilherme Nunes (CF Andorinha /AQUIMADEIRA-Solutions);
Infantis – Matilde Olival e Simão Carvalho (Ludens de Machico);
Iniciados – Bruna Belo e Gonçalo Santos (ACD Jardim da Serra);
Juvenis- Margarida Roque (CF Andorinha /AQUIMADEIRA-Solutions) e João Marote (Ludens de Machico).

Ainda de realçar a participação de 2 atletas da categoria de Paratriatlo na prova Super-Sprint, e a vitória de Emanuel Gonçalves (CN Funchal), sobre José Manuel Mendonça (Ludens de Machico).

Em termos colectivos, os clubes em maior destaque foram o Ludens de Machico ao vencer nos Clubes Masculinos e nos Clubes Jovens Masculinos, o Clube Atletismo do Funchal com a vitória no Clubes Femininos, e o AD Galomar que triunfou nos Clubes Jovens Femininos.

Nas contas dos Campeonatos de Duatlo após a 2ª e derradeira etapa, os novos Campeões Regionais Individuais são Vanessa Andrade (CD Escola de Santana) e Francisco Luís (Ludens de Machico), e os coletivos são o Ludens de Machico em Clubes Masculinos e o Grupo Desportivo das Corticeiras em Clubes Femininos.

O percurso desafiante e adesão a esta prova são aspetos positivos a salientar, com a totalização de 140 triatletas inscritos, divididos por 9 clubes regionais.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades publicas, em especial do Município de Santa Cruz, Junta de Freguesia de Santo António da Serra, AMDpt, SER – DRJD e FTP, registando-se desde já o agendamente de novo evento em 2019.
A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: Auto Zapecar; Fisiomadeira; Socorro Madeira; Europcar; MZBike e Clínica Dentária do Fórum Machico.

A Próxima competição no Concelho de Santa Cruz, será na vertente de Aquatlo, junto ao Aquaparque de Santa Cruz, no dia 15 de Setembro.

Classificações Escalões Jovens – I Duatlo Jovem do Santo da Serra 2018

Classificações Paratriatlo – I Duatlo do Santo da Serra 2018

Classificações Geral Por Sexos – I Duatlo do Santo da Serra 2018

Classificações Clubes Jovens – I Duatlo Jovem do Santo da Serra 2018

Classificações Clubes – I Duatlo do Santo da Serra 2018

MY LAPS Juvenis

MY LAPS Sprint

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.