Verdadeiros exemplos de superação na cidade do Funchal

Chegando ao final do fim de semana de competições internacionais na cidade do Funchal, no domingo, dia 20 de outubro, tivemos em competição cerca de 66 atletas, de 25 nacionalidades diferentes, com limitações físicas e visuais, a competir para o último apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A prova da Taça do Mundo de Paratriatlo foi disputada na distância triatlo sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Esta prova é realizada em várias categorias, agrupando os atletas em seis diferentes categorias: PTWC, PTS2, PTS3, PTS4, PTS5 e PTVI.

Na categoria PTS2, atletas com um grau severo de limitação de atividade física, em primeiro lugar feminino ficou a atleta americana Melissa Stockwell com um tempo total 1:25:43, em primeiro lugar masculino ficou o atleta da Grã-Bretanha, Andrew Lewis, com um tempo total de 1:13:55. Em segundo lugar ficaram Veronica Yoko Plebani (Itália) e Stuart Meikle (Grã-Bretanha). Em terceiro lugar na categoria PTS2 femininos ficou a atleta francesa Cécile Saboureau e o atleta masculino italiano Gianluca Valori.

Na categoria PTS3, atletas com um grau significativo de limitação de atividade física, alcançou a meta em primeiro lugar o atleta masculino da Espanha, Daniel Molina, com um tempo total de 1:10:04. Em segundo lugar ficou o holandês Nico Van Der Burgt e em terceiro lugar ficou Michael Herter, da França. Nesta categoria nenhuma atleta feminina entrou em prova.

Nesta categoria contamos com a presença de um atleta madeirense, em representação da Seleção Nacional, o José Mendonça, que terminou aprova em 5º lugar, com um tempo total de 1:44:39.

Na categoria PTS4, atletas com um grau moderado de limitação de atividade física, ficando em primeiro lugar a atleta americana Kelly Elmlinger, com 01:17:16 e o atleta da Rússia Mikhail Kolmakov, com 01:05:12. Em segundo lugar ficaram Svetlana Karama (Rússia) e Jorge Luis Fonseca (Brasil). Em terceiro lugar ficou Sebastian Engwald Jensen, da Dinamarca.

Na categoria PTS5, atletas com um leve grau de limitação de atividade física, completando a prova em primeiro lugar a atleta francesa feminina Gwladys Lemoussu, com um tempo total de 1:14:43 e o atleta brasileiro masculino Carlos Rafael Viana, com um tempo total de 1:00:25. Em segundo lugar subiu ao pódio Anna Bychkova (Rússia) e Guenther Matzinger (Austria). Em terceiro lugar ficou Petra Lévay, da Hungria e Ronan Cordeiro, do Brasil.

Na categoria PTVI, atletas com limitações visuais, total ou parcial, que completam os percursos com um guia, até atravessar a meta. Em primeiro lugar ficaram Annouck Curzillat, da França, com um tempo total de 01:14:04 e Dave Ellis, da Grã-Bretanha, com um tempo total de 01:04:28. Já em segundo lugar ficou Ksenia Vibornykh, da Rússia e Antoine Perel, da França. Em terceiro lugar subiram ao pódio Lena Dieter, da Alemanha e Lazar Filipovic, da Sérvia.

Nesta categoria tivemos a presença do Rodolfo Alves, atleta madeirense em representação da Seleção Nacional, com o seu guia Bruno Freitas. Atravessou a meta com um tempo total de 01:22:04, terminando em 8º lugar.

Na última categoria a partir para a água, os PTWC, atletas com cadeira de rodas, que completam o percurso de ciclismo e corrida com cadeira de rodas. A atleta espanhola Eva María Moral Pedrero completou a prova em primeiro lugar, com um tempo total de 1:18:09 e o atleta masculino da Áustria, Florian Brungraber, completou a prova em 1:05:38. Em segundo lugaram ficaram Jessica Ferreira, do Brasil e Benjamin Lenatz, da Alemanha. Em terceiro lugar ficaram Christiane Reppe, da Alemanha e Pier Alberto Buccoliero, da Itália.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas e privadas que contribuíram ativamente para a realização desta prova nacional realizada na cidade do Funchal.

Sport Classes

Classificações

Fotos cedidas por Patrícia Góis e Nelson Martins, a quem agradecemos.

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.