Comunicado – Regresso aos Treinos – Covid-19

Comunicado Covid-19 – 11_05_2020

Por deliberação do Governo Regional da Madeira, é permitido a partir de hoje, dia 11 de maio de 2020 a reabertura das atividades desportivas e treinos, condicionadas ao cumprimento regras de fortes medidas de proteção individual e de grupo.

Conhecendo o querer e a motivação dos atletas, técnicos e clubes para retomarem a sua atividade desportiva, atendendo às circunstâncias de saúde pública do vosso conhecimento, este regresso à normalidade terá de ser cauteloso, ordenado e progressivo.

Esta reabertura está ainda condicionada ao cumprimento de fortes regras na sua implementação e será objeto de uma avaliação permanente.

A partir de 11 de maio os treinos na via pública deixam de estar restritos aos atletas (Triatletas) e àqueles que possuem o estatuto de elevado potencial. Todos os praticantes podem treinar na via pública e arruamentos, sem limitações de tempo.  Mantem-se a necessidade de manter uma distância mínima de 2 metros entre os atletas nas suas atividades desportivas.

Apesar de ser um tempo de desconfinamento progressivo e controlado, a ARTM entende que deve prevalecer o princípio da prevenção e da defesa da saúde pública. Nesse sentido, recomenda fortemente que os treinos, a prática de atividade física de lazer e a utilização da bicicleta em deslocações devem ocorrer de forma individual.

No entanto e quando estritamente necessário, são aconselhados treinos coletivos em contexto de equipas de competição e de formação, com grupos no máximo de cinco atletas. Se o grupo tiver mais de cinco triatletas deve ser dividido em subgrupos, mantendo-se uma distância mínima de 20 metros entre cada subgrupo.

Os Triatletas, sevem usar única e exclusivamente os seus equipamentos desportivos, evitando tocar e usar os equipamentos de colegas, procedendo à limpeza/desinfeção imediata dos mesmos, após utilização própria.

 

Quando se pratica atividade física de lazer ou se usa a bicicleta como meio de transporte, podem juntar-se dois triatletas no máximo. Neste caso há que respeitar as normas de segurança sanitária em vigor.

Chama-se a atenção para a necessidade de distanciamento mínimo de dois metros entre cidadãos, para atividades que se realizem lado-a-lado, ou de quatro metros, para atividades em fila.

O recomeço do quadro competitivo do Triatlo será comunicado com a devida antecedência e após autorização publica do Governo Regional da Madeira.

 

Para sua proteção e de todos por favor, tenha em atenção o seguinte:

 

Monitorize o seu próprio estado de saúde – Não realize treinos e percurso de bicicleta e corrida se apresentar sintomas. Ligue para a linha SRS 24 Madeira 800 24 24 20

 

Cumpra o distanciamento social – Mantenha a distância, de aproximadamente, 2 metros dos restantes utilizadores;

 

Cumpra a etiqueta respiratória – Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com o antebraço ou com lenço de papel;

 

Cumpra as medidas de higiene – Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use solução à base de álcool;

 

Uso obrigatório de máscara facial – Use, sempre que possível, a máscara e proteja-se a si e aos outros;

 

Seja responsável – Siga as recomendações em prol do bem-estar e saúde de toda a Comunidade

 

Associação Regional de Triatlo da Madeira

 

Machico, 11 de Maio de 2020

 

Victor Rodrigues

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.