Duatlo Mixed Relay Jovem pela primeira vez em Portugal

Pela primeira vez a nível Nacional, realizou-se na Ilha da Madeira uma prova de Duatlo num formato de Estafetas Mixed Relay, apenas com escalões jovens. Esta foi a primeira edição da prova de Estafetas de Duatlo neste formato, onde cada equipa deveria ser composta por 4 elementos: 2 masculinos e 2 femininos.

O Duatlo Jovem de Estafetas Faial / Santana 2020, realizado no passado dia 26 de setembro 2020, foi uma organização conjunta entre a ARTM – Associação Regional de Triatlo da Madeira, o Clube Desportivo Escola de Santana e a Câmara Municipal de Santana.

Além de ser um evento com particularidades distintas das habituais, também foi possível que uma equipa fosse composta por atletas de clubes diferentes, aumentando assim o valor formativo e educativo da modalidade de Triatlo, havendo cooperação e interação entre os diversos clubes regionais.

Este evento foi composto por duas provas, sendo que cada uma delas foi dividida em duas categorias:

  • Benjamins / Infantis – 1) Mixed Relay BEN / INF e 2) Misto BEN / INF
  • Iniciados / Juvenis – 1) Mixed Relay INI / JUV e 2) Misto INI / JUV

No escalão de Benjamins / Infantis, com distâncias adaptadas a ambos os escalões, na categoria de Mixed Relay (2 rapazes e 2 raparigas) a equipa constituída por atletas do CD Escola Santana, Leonor Pereira/Guilherme Pita/Rita Madureira/Matias Brites, terminaram a prova em primeiro lugar.

De seguida, o atleta Bernardo Dias cortou a meta, levando assim a sua equipa do CF Andorinha, Catarina Afonso/Guilherme Nunes/Leonor Sousa/Bernardo Dias a alcançar o segundo lugar. Completando o pódio, em terceiro lugar, mais uma equipa do CF Andorinha, constituída por Ana Isabel Gomes/Tomás Aguiar/Joana Serrano/Santiago Quintaneiro.

De forma a permitir a participação do maior número de atletas jovens, a organização permitiu a participação de equipas de estafetas constituídas por 3 rapazes e 1 rapariga ou 1 rapaz e 3 raparigas, formando assim as equipas na Categoria Misto.

Assim sendo, e nos escalões Benjamin / Infantil, a equipa constituída por atletas do clube ACD Jardim da Serra e Ludens Clube de Machico, Inês Sousa/Matias Olival/Francisco Tomás/David Rodrigues, alcançaram o primeiro lugar, sendo que em segundo lugar ficaram os atletas do CDES, Francisco Câmara/António Teixeira/Anaísa Ornelas/Ivo Gonçalves.

Em terceiro lugar, com menos um elemento em competição, mas permitindo vivenciar o espírito desportivo e competitivo da modalidade, ficaram os atletas do CNF e AD Galomar, Nayan Santos Duarte/Tomás Rodrigues/Lourenço Perestrelo, realizando uma excelente prova e enaltecendo o divertimento em toda a competição.

Nos escalões Iniciados / Juvenis, em categoria Mixed Relay, a equipa composta por atletas do Ludens Clube de Machico, Mariana Góis/Simão Freitas/Oriana Furtado/Rúben Mendonça, alcançaram o primeiro lugar. Em segundo lugar, atletas dos clubes AD Galomar e ACD Jardim da Serra, Magda Dias/Óscar Góis/Maria Freitas/João Pedro, subiram ao pódio. Em terceiro lugar do pódio ficaram os atletas do CF Andorinha, Alexandra Ramos/Rafael Baroca/Débora Martins/Bernardo Teixeira.

Tal como na prova mais curta, também foi permitido a participação de equipas Mistas, sendo que os clubes CDES, ACD Jardim da Serra e AD Galomar formaram a equipa Lisa Luís/Francisco Freitas/Bruna Vaz/Lara Luís, alcançando o primeiro lugar do pódio.

Após o término das provas principais, a ARTM, juntamente com o CD Escola Santana, organizou um pequeno percurso de Duatlo adaptado a crianças que ainda não têm idade para competir (7 anos) permitindo a que estas vivenciassem um ambiente adaptado às suas idades, num contexto de diversão e lazer.

A ARTM agradece e enaltece o trabalho efetuado pelos clubes regionais, felicitando-os pela cooperação em prol da formação dos atletas na modalidade de Triatlo, permitindo a constituição de equipas de clubes diferentes, fomentando a interação entre os atletas mais jovens de vários clubes e estimulando o trabalho em equipa, com o objetivo de diversão e formação.

Após o sucesso demonstrado após esta primeira edição Mixed Relay Jovem, a organização da prova tem planeado voltar a repetir este formato nas próximas épocas desportivas, passando também pela realização de Aquatlo e Triatlo nestes formatos.

A próxima prova do Campeonato Regional será disputada na Cidade de Machico, com o Triatlo Olímpico Cidade de Machico (formato olímpico, super-sprint e jovens), no próximo dia 04 de outubro 2020.

A ARTM e CDES, como entidades organizadoras, agradecem o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste sábado, em especial à Câmara Municipal de Santana, AMDpt, SER – DRJD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, Prozis, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.

Fotos cedidas por Patrícia Góis a quem deixamos o nosso agradecimento.

Classificações e My Laps

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.