Fim de semana com duas provas de Triatlo na Madalena do Mar

No fim de semana que terminou, dias 24 e 25 de outubro 2020, a Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol, foi o palco das provas de Triatlo, com o III Triatlo da Madalena do Mar – Ponta do Sol e III Triatlo Jovem da Madalena do Mar – Ponta do Sol, no sábado, constituída pela Prova Principal na vertente de Triatlo, disputada na distância Sprint e Super-Sprint, pontuáveis para os Campeonatos Regionais de Triatlo 2020 Individual e Juvenis e Provas Jovens na vertente de Triatlo, destinadas aos escalões de Benjamins, Infantis e iniciados, pontuáveis para o Campeonato Regional Individual Jovem e Clubes Jovens 2020.

Já no domingo, contamos com o V Campeonato Regional de Equipas de Estafetas de Triatlo 2020, prova de triatlo na distância Super-Sprint, sendo disputada em equipas constituídas por três elementos, onde cada elemento deverá cumprir um percurso de triatlo completo.

Ambas as competições foram uma organização conjunta da ARTM – Associação Regional de Triatlo da Madeira e da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

Nas provas de sábado, em competições individuais, e na Prova Principal, em formato Sprint (750m de natação, 20.1km de ciclismo, 5.1km de corrida) os grandes vencedores foram João Nuno Marote (Ludens Clube de Machico) e Joana Sousa (ACD Jardim da Serra). Já em segundo lugar ficaram Bruno Freitas, também do Ludens Clube de Machico e Vitória Góis, do ACD Jardim da Serra. Para completar o pódio tivemos Pedro Prioste (Ludens Clube de Machico) e Nélia Freitas (ACD Jardim da Serra).

Estes resultados individuais levaram a que o Ludens Clube de Machico chegasse ao primeiro lugar por clubes masculinos e ACD Jardim da Serra conquistou o primeiro lugar por equipas femininas.

Na Prova Super-Sprint (375m de natação, 7.9Km de ciclismo, 2Km de corrida), no escalão de Juvenis, tivemos Bernardo Teixeiras (CF Andorinha) e Mónica Dias (AD Galomar) em primeiro lugar. Em segundo lugar chegou Rubén Mendonça (Ludens Clube de Machico) e Bruna Belo (ADRAP). O terceiro lugar foi conquistado por Rafael Baroca (CF Andorinha) e Mariana Góis (Ludens Clube de Machico).

Ainda na Prova Super-Sprint, mas na categoria de Paratriatlo – PTS3, tivemos o atleta do Ludens Clube de Machico, José Manuel Mendonça, que subiu ao pódio no primeiro lugar.

Nas provas jovens, no escalão de Iniciados, Óscar Góis (ACD Jardim da Serra) e Débora Martins (CF Andorinha) ficaram em primeiro lugar. Ao segundo lugar do pódio subiram os atletas Dino Freitas (CF Andorinha) e Margarida Góis (Ludens Clube de Machico). A completar o pódio tivemos Frederico Luís Antunes (Ludens Clube de Machico) e Lara Luís (CDES).

Os vencedores no escalão de Infantis foram Matias Olival (Ludens Clube de Machico) e Leonor Sousa (CF Andorinha). Em segundo lugar ficaram Santiago Quintaneiro (CF Andorinha) e Leonor Pereira (CDES). A completar o pódio tivemos Tomás Aguiar (CF Adorinha) e Rita Madureira (CDES).

No escalão mais novo da competição, os Benjamins, tivemos os grandes vencedores David Rodrigues (ACD Jardim da Serra) e Bruna Alves (CF Andorinha). Em segundo lugar os atletas do CDES, Guilherme Pita e Márcia Caldeira. A completar o pódio o atleta do CF Andorinha, Lucas Fernandes.

Por equipas jovens, e tendo em conta as participações e resultados individuais dos atletas, receberam o prémio de primeiro lugar os jovens masculinos e femininos do CF Andorinha.

No dia seguinte, domingo, dia 25 de outubro, no V Campeonato Regional de Equipas de Estafetas de Triatlo 2020, tivemos a participação de 13 estafetas (masculinas, femininas e mistas) a competir na distância de Super-Sprint (300m Natação, 7.9 km Ciclismo, 2 km Corrida.

Nas Estafetas Mistas venceu a equipa do Ludens Clube de Machico, constituída por Daniel Mendonça / Raquel Caires / José Manuel Mendonça.

Nas Estafetas Femininas, alcançaram a meta em primeiro lugar as atletas do AD Galomar, equipa constituída por Isabel Silva / Francisca Garcês / Mónica Dias. Em segundo lugar tivemos Joana Sousa / Vitória Góis / Nélia Freitas, equipa do ACD Jardim da Serra. E em terceiro lugar a equipa do Ludens Clube de Machico, constituída por Mariana Góis / Oriana Furtado / Carla Neves.

Nas Estafetas Masculinas, em primeiro lugar tivemos a equipa do Ludens Clube de Machico, com os atletas Rodrigo Vieira / João Nuno Marote / Pedro Prioste, em segundo lugar chegou à meta os atletas do CNF, Miguel Gonçalves / Duarte Andrade / Francisco Luís. Subindo ao pódio em terceiro lugar a equipa do CDES, composta por Pedro Teles / Luís Miguel Mendes / Mário Freitas.

O próximo fim de semana (31 de outubro e 01 de novembro) contamos com mais duas competições de Triatlo, sendo no sábado o Triatlo do Porto Moniz e no domingo o Aquabike do Porto Moniz.

A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste sábado, em especial à, Câmara Municipal da Ponta do Sol, AMDpt, SER – DRJD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, Prozis, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center, Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida e Porto Recreio da Calheta.

Fotos cedidas por Patrícia Góis e José Manuel Mendonça a quem deixamos o nosso agradecimento.

Classificações

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.