No passado dia 04 de outubro 2020 realizou-se mais uma edição do Triatlo de Machico, com as competições em formato Olímpico (1500m Natação / 40km Ciclismo / 9750m Corrida), Super-Sprint (300m Natação / 8000m Ciclismo / 2500m Corrida) e Jovens (distâncias adaptadas a cada escalão).
A competição de Triatlo Olímpico pontuou para os Campeonatos Regionais Absolutos de Triatlo 2020 e destinou-se aos escalões de Juniores e superiores, sendo a competição com maior distância do Campeonato Regional.
Paralelamente com este evento realizou-se o triatlo na distância Super-Sprint, participando atletas dos escalões Cadetes, Juvenis e Paratriatlo, sendo possível ainda a participação de atletas de outros escalões, em formato de Prova Aberta.
Nas competições Jovens participaram os atletas de Iniciados (200m Natação / 4000m Ciclismo / 1100m Corrida), Infantis (100m Natação / 2000m Ciclismo / 850m Corrida) e Benjamins (50m Natação / 1000m Ciclismo / 450m Corrida).
O XVII Triatlo Cidade de Machico e o XI Triatlo Jovem de Machico, foram uma organização conjunta da ARTM – Associação Regional de Triatlo da Madeira em parceria com o Ludens Clube de Machico e a Câmara Municipal da Machico.
Na Prova Principal, na distância Olímpica, Bruno Freitas (Ludens Clube de Machico) foi o primeiro a alcançar a meta, seguindo-se do colega de equipa Pedro Prioste em segundo lugar. Em terceiro lugar, cruzou a meta o atleta Francisco Belo, da ADRAP. Nos femininos, Joana Sousa (ACD Jardim da Serra) ficou em primeiro lugar, sendo a sua estreia em competições regionais de longa distância. Nélia Freitas (ACD Jardim da Serra) completou a prova em segundo lugar, e Rubina Lara (CNF) fez terceiro lugar na prova.
Por clubes, no Triatlo Olímpico, a equipa da casa, Ludens Clube de Machico ficou em primeiro lugar das equipas masculinas, seguindo-se a equipa masculina do CDES e em terceiro lugar os atletas masculinos do GD Corticeiras.
Na prova Super-Sprint – Prova Aberta – João Nuno Marote, do Ludens Clube de Machico, chegou em primeiro lugar à meta, sendo Nino Pereira (Individual) o segundo classificado. Rodrigo Vieira (Ludens Clube de Machico) alcançou o terceiro lugar. Nos escalões femininos, Margarida Roque (CF Andorinha) ficou em primeiro lugar, Vitória Góis (ACD Jardim da Serra) alcançou a meta em segundo lugar e Raquel Caires (Ludens Clube de Machico) completou o pódio no terceiro lugar.
Ainda na prova Super-Sprint, mas no escalão de Juvenis, João Pedro Neves (ACD Jardim da Serra) e Bruna Belo (ADRAP) ficaram em primeiro lugar, seguindo-se dos atletas do Ludens Clube de Machico, Rúben Mendonça e Mariana Góis, no segundo lugar. Completando o pódio, o atleta do CF Andorinha, Bernardo Teixeira e a atleta da AD Galomar, Magda Dias, em terceiro lugar.
Passando para as Provas mais curtas, no escalão de Iniciados, o primeiro lugar pertenceu aos atletas do Ludens Clube de Machico, Simão Carvalho nos masculinos e Margarida Góis nos femininos. Em segundo lugar ficaram Óscar Góis (ACD Jardim da Serra) e Débora Teixeira Martins (CF Andorinha). Em terceiro lugar o atleta masculino do CF Andorinha, Dino Freitas e a atleta feminina da AD Galomar, Bruna Vaz.
No escalão de Infantis, Matias Olival (Ludens Clube de Machico) e Leonor Sousa (CF Andorinha) venceram a prova no escalão, sendo Santiago Quintameiro (CF Andorinha) e Leonor Pereira (CDES) os segundos lugares. Completaram o pódio os atletas Guilherme Nunes (CF Andorinha) e Rita Madureira (CDES).
No escalão mais novo, e com distâncias mais curtas, atingimos o recorde de participação nesta época desportiva, com o futuro da modalidade a brilhar neste Triatlo Jovem de Machico 2020. David Rodrigues (ACD Jardim da Serra) e Bruna Alves (CF Andorinha) venceram a prova, alcançando o primeiro lugar do pódio. Em segundo lugar, e em sprint para a meta para alcançar o segundo e terceiro lugar, tivemos Tomás Antunes (Ludens Clube de Machico) e Guilherme Pita (CDES), sendo que o atleta do Ludens conseguiu chegar mais rápido à meta. Em segundo lugar dos femininos ficou a Júlia Aguiar (CF Andorinha) e em terceiro lugar ficou Márcia Caldeira, do CDES.
Em termos de classificação por clubes jovens, o CF Andorinha levou para casa o troféu de primeiro lugar, tanto em equipas masculinas como femininas. O segundo lugar masculino pertence aos atletas do Ludens Clube de Machico e femininos pertence ao CDES. Em terceiro lugar, masculinos, estiveram os atletas do ACD Jardim da Serra e as atletas da AD Galomar.
No próximo dia 10 de outubro, também em Machico, irá se realizar o Campeonato Nacional e Regional de Swimrun, sendo a penúltima prova do Calendário de Swimrun Nacional.
A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste sábado, em especial à, Câmara Municipal de Machico, AMDpt, SER – DRJD.
A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, Prozis, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.
Fotos cedidas por Patrícia Góis e Câmara Municipal de Machico a quem deixamos o nosso agradecimento.
Não existem opiniões sobre este artigo.
Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.