Bruno Freitas e Rosa Martins Campeões Regionais Triatlo Standard 2022

A festa do Triatlo voltou à Ilha Dourada no passado fim de semana, dias 14 e 15 de maio 2022, o Município do Porto Santo acolheu o I Triatlo Olímpico, III Triatlo Sprint e VI Triatlo Jovem do Porto Santo.

No sábado, dia 14 de maio, o evento iniciou-se com a partida da Prova Sprint (Natação 750m / Ciclismo 20km / Corrida 5km), competição a pontuar para o Camp. Reg. de Cadetes Triatlo 2022, no respetivo escalão. Apesar de apenas pontuar para o referido ranking, foi permitida a participação de atletas de escalões superiores e de equipas de estafetas.

Assim sendo, no escalão a pontuar, em primeiro lugar ficaram Rúben Mendonça (Ludens Clube Machico) e a atleta Individual Mónica Dias. Em segundo lugar chegaram Francisco Freitas (AD Galomar) e Bruna Belo (ADRAP). A completar o pódio ficaram Artur Vieira (AD Galomar) e Mariana Góis (Ludens Clube Machico).

Nas equipas de estafetas, com a participação de atletas residentes no Porto Santo, do Ginásio Clube Porto Santo, que subiram ao primeiro e segundo lugar do pódio, a equipa constituída por Rodrigo Dias / Romeu Sousa / Ramiro Correia e a equipa do Mário Velosa / Bruno Rodrigues / Fábio Vieira. Em terceiro lugar ficaram João Neves / João Nunes / João Nunes, do CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions.

Na geral da competição Sprint dos escalões que não pontuam para ranking ficaram em primeiro lugar, Christian Dias (Individual) e Nélia Freitas (AD Galomar). Em segundo lugar subiram ao pódio Tiago Serrano (Individual) e Susana Oliveira (AD Galomar). A terminar em terceiro lugar ficaram José Garcia (Individual) e Kathryn Taylor (Individual).

Ainda no dia de sábado, realizou-se a competição na distância Standard, sendo que os atletas completaram 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Esta competição atribuiu o título de Campeões Regionais de Triatlo Standard 2022 aos atletas do Ludens Clube Machico, Bruno Freitas e Rosa Martins. Já os atletas Francisco Belo (ADRAP) e Rubina Lara (Ludens Clube Machico) foram os vice-campeões regionais de 2022 e em terceiro lugar ficaram Duarte Martins (Ludens Clube Machico) e Carolina Gomes (CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions).

Por clubes, em primeiro lugar ficaram os atletas masculinos do Ludens Clube Machico e as atletas femininas do CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions.

No domingo, 15 de maio 2022, na Prova Super-Sprint participaram os atletas do escalão de Juvenis, juntamente com o atleta de paratriatlo, equipas e estafetas e um atleta veterano em estreia em competições de Triatlo.

A pontuar para os rankings Camp. Reg. Juvenis Triatlo 2022 e para o Camp. Reg. de Clubes Jovens, no escalão de juvenis, em primeiro lugar ficaram Dino Freitas (CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions) e Margarida Góis (Ludens Clube Machico). Em segundo lugar chegaram à meta os atletas do CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions, Abel Kerekes e Débora Martins. Já em terceiro lugar ficou o atleta do GD Corticeiras, Óscar Góis.

O atleta de paratriatlo, José Mendonça, do Ludens Clube Machico, subiu ao topo do pódio, terminando assim mais uma grande prova no seu currículo de provas de triatlo na distância Super-Sprint.

O atleta Renato Nóbrega, também do Ludens Clube Machico, escolheu o Porto Santo para a sua estreia em provas regionais de triatlo, subindo também ao primeiro lugar do pódio.

Já nas equipas de estafetas, Isabel Silva / Artur Vieira / Francisco Freitas, da AD Galomar, foram os primeiros a alcançar a meta, seguidos dos CAA, Catarina Abreu / Adriano Olim / António Santos. Em terceiro lugar ficaram Fernando Teixeira / Fábio Barros / Fábio Nunes, do GD Corticeiras.

No escalão de Iniciados, a pontuar para o Camp. Reg. Individual e Clubes Jovens, em primeiro lugar ficaram Guilherme Nunes e Leonor Sousa, do CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions. Em segundo lugar, Matias Olival (Ludens Clube Machico) e Catarina Afonso (CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions). A completar o pódio estiveram os atletas Nayan Duarte (GD Corticeiras) e Leonor Pereira, do CDES – HP Portas & Automatismos.

Nos Infantis, Tomás Antunes (Ludens Clube Machico) e Bruna Alves (CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions) foram os mais rápidos a terminar a prova, sendo Martim Nóbrega (Ludens Clube Machico) e Márcia Caldeira (CDES – HP Portas & Automatismos) os segundos classificados. Em terceiro lugar os atletas Lucas Coelho, GD Corticeiras e Júlia Aguiar (CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions).

Quase a terminar as competições, entraram em prova os atletas do escalão de Benjamins, com Leonardo Alves e Mariana Afonso, do CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions, a terminarem a prova em primeiros lugares. Em segundo e terceiro lugares ficaram Gonçalo Freitas (CNF) e André Nóbrega (Ludens Clube Machico).

Nos Pré-Benjamins, como não podia deixar de ser, subiram ao pódio todos os participantes deste escalão, recebendo cada um deles uma medalha Finisher pela sua brilhante prestação e espetáculo desportivo.

Por clubes jovens, tanto em masculinos como femininos, em primeiro lugar ficaram os atletas do CF Andorinha – AQUIMADEIRA-Solutions, dominando na maioria dos escalões jovens.

Este evento foi apoiado pela Câmara Municipal do Porto Santo, pelo Ginásio Clube Porto Santo, Porto Santo Line, Vila Baleira, Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climatéricas, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e os patrocinadores habituais da Associação Regional de Triatlo Madeira.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste fim de semana, acrescentando o agradecimento do apoio da AMDpt e SER – DRD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center, Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida e Gesba – Banana da Madeira.

Fotos cedidas por Patrícia Góis a quem deixamos o nosso agradecimento.

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.