Ludens Clube Machico e Clube Futebol Andorinha Campeões Regionais de Equipas de Estafetas de Aquatlo 2023

No passado fim de semana, a Associação Regional de Triatlo da Madeira voltou às competições regionais, desta vez com a primeira etapa do Campeonato Individual de Aquatlo e o Campeonato Regional de Equipas de Estafetas de Aquatlo, na calheta, nos dias 20 e 21 de maio 2023.

No sábado, na competição Sprint de Aquatlo, com a participação de dezenas de atletas de vários clubes regionais, o Bruno Freitas (Ludens Clube Machico) e a Bruna Belo (ADRAP Madeira) foram os mais rápidos a chegar à meta. De seguida, chegaram Francisco Belo (ADRAP Madeira) e Mónica Dias (AD Galomar). A completar o pódio, tivemos Pedro Prioste e Rubina Lara, ambos do Ludens Clube Machico.

Por clubes, estes e outros resultados ajudaram a que o Ludens Clube Machico vencesse a competição por clubes, tanto masculinos como femininos.

Ainda na distância de Sprint, os triatletas de paratriatlo do Ludens Clube Machico, aceitaram o desafio do seu treinador em competir na distância maior em prova, e terminaram a competição com 00:33:19, no caso do Rodolfo Alves, categoria PTVI e com 00:56:40, José Mendonça, na categoria de PTS3.

Ainda na competição Sprint, participaram duas equipas de estafetas, uma do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, constituída por João Neves / Belarmino Neves, que chegou em primeiro lugar à meta e a da AD Galomar, com Artur Vieira / Ricardo Vieira, alcançando o segundo lugar do pódio.

Nas competições jovens, nos juvenis, pódio dominado maioritariamente por triatletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, em primeiro lugar, Guilherme Nunes e Leonor Sousa. Em segundo, André Silva e Margarida Góis (Ludens Clube Machico) e para completar o pódio, atleta do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, Santiago Quintaneiro.

Seguindo-se para a competição de Iniciados, mais um pódio dividido entre Ludens Clube Machico e Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, com o primeiro lugar a ser ocupado por Matias Olival e Beatriz Gomes, ambos do Ludens Clube Machico. O segundo lugar, o regresso às competições do atleta Individual Lourenço Lúcio e a Bruna Alves, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor. Já em terceiro lugar, dois triatletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, Martim Andrade e Maria Luís.

Nos Infantis, uma vez mais, as cores vermelho e azul em destaque, Tomás Antunes (Ludens Clube Machico) e Inês Domingos (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) venceram no escalão. Em segundo lugar, Martim Nóbrega (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) e Margarida Carvalho (Ludens Clube Machico) e ao terceiro lugar do pódio, subiram dois atletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor Elias Silva e Inês Gomes.

A terminar as competições de sábado, tivemos em prova os triatletas Benjamins, brilhando os jovens do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor e Ludens Clube Machico. Em primeiro lugar, André Nóbrega e Ema Aguiar, filiados no Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor. Em segundo lugar Benjamim Leitão (Ludens Clube Machico) e Sofia Silva (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) e em terceiro lugar, Martim Neves e Inês Martins, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor.

Por clubes, numa competição jovem com pódios divididos entre Ludens Clube Machico e Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, venceram os atletas jovens femininos e masculinos do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor.

A competição de domingo, distância Super-Sprint e por equipas de três elementos, onde cada elemento da equipa teria que completar um Aquatlo na distância Super-Sprint, apurava os Campeões Regionais de Equipas de Estafetas de Aquatlo 2023, feminino e masculino, admitindo ainda a participação de equipas mistas, pontuando apenas para pódio.

Assim sendo, a equipa mista em participação, terminou a sua prova com a soma dos tempos dos três elementos, Gonçalo Luís, Margarida Góis e Rodolfo Alves, de 00:36:58.

Os Campeões Regionais de Equipas de Estafetas de Aquatlo 2023, masculinos, foi o Ludens Clube de Machico, com a equipa constituída por Bruno Freitas, Ruben Mendonça e Pedro Prioste, já nos femininos num aluta sprint pelo primeiro lugar venceu a equipa do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, constituída por Leonor Sousa, Iolanda Henriques e Filipa Freitas.

Este evento foi ainda marcado pela homenagem à Triatleta Magda Dias, que faleceu durante a semana. A ARTM entregou aos pais e à irmã da Magda, um pequeno troféu em homenagem à Triatleta, sendo sempre recordada por nós como uma atleta sorridente e humilde.

Voltamos às competições com mais uma jornada dupla no primeiro fim de semana de junho, 03 e 04, na Madalena do Mar, com o Triatlo Madalena do Mar – Ponta do Sol 2023 e o Campeonato Regional de Equipas de Estafetas de Triatlo 2023.

A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste fim de semana, em especial à Câmara Municipal da Calheta, AMDpt, SER – DRD.

A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center, Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida e Gesba – Banana da Madeira.

Fotos cedidas por José Manuel Mendonça, a quem deixamos o nosso agradecimento.

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.