Os Campeonatos Regionais da Modalidade de Triatlo continuam, desta vez foi a final do Campeonato Regional de Triatlo, na Cidade do Funchal, que consagrou os Campeões Regionais Absolutos, bem como do escalão de Cadetes e Juniores.
O Triatleta do Ludens Clube Machico, que até à prova Triatlo Sprint Cidade do Funchal, realizada no passado dia 16 de julho 2023, estava a meio da tabela do ranking, conseguiu a reviravolta nesta última etapa, num sprint fantástico para a meta, lado a lado com o primeiro do ranking, Francisco Belo, da ADRAP.
Ambos os triatletas lutavam pelo primeiro lugar do ranking regional, ficando o Bruno Freitas com o título de campeão regional, após a soma das duas melhores provas entre as que pontuavam neste campeonato, Triatlo Sprint Cidade de Machico, Triatlo Porto Moniz e Triatlo Sprint Cidade do Funchal.
A completar este campeonato, e também numa luta entre o terceiro e o quarto lugar, ficou Pedro Prioste, do Ludens Clube Machico, em terceiro, que nesta última etapa terá alcançado o 4º lugar na classificação geral masculina. Já Ricardo Rosa, também do Ludens Clube Machico, apesar do 3º lugar nesta última etapa, não lhe chegou para garantir o 3º lugar no ranking, devido à pontuação conseguida em provas anteriores.
Nos femininos, apesar de não ter participado na última etapa do Campeonato Regional de Triatlo, as pontuações conseguidas nas provas anteriores do ranking foram suficientes para Bruna Belo, da ADRAP chegar a Campeã Regional Absoluta de Triatlo. A triatleta Mónica Dias, da AD Galomar, vencedora da 3ª etapa do Campeonato, ficou em segundo lugar do ranking e Rosa Martins, do Ludens Clube Machico, embora tenha conseguido o 2º lugar nesta prova, ficou em 3º do Campeonato Regional Absoluto de Triatlo 2023.
O terceiro lugar do pódio, neste Triatlo Sprint Cidade do Funchal 2023, foi ocupado por Mariana Góis, triatleta do Ludens Clube Machico, que não lhe chegou para ganhar o lugar do pódio do Campeonato Regional de Triatlo 2023, contudo valeu-lhe o título de Campeã Regional de Juniores de Triatlo, com a pontuação das provas a contar para o referido ranking.
Ainda no escalão de Juniores, mas nos masculinos, o título de Campeão Regional de Juniores de Triatlo 2023 pertence a Artur Vieira, da AD Galomar.
Esta etapa do Campeonato Regional de Triatlo pontuou igualmente para o Campeonato Regional de Cadetes de Triatlo 2023, que consagrou como Campeões Regionais os triatletas Bernardo Teixeira, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor e Mónica Dias, da AD Galomar.
Por clubes, ainda tudo em aberto para o final do Campeonato Regional de Clubes de Triatlo, todavia, nesta 3ª etapa do Ranking, venceram os triatletas masculinos e femininos do Ludens Clube Machico.
Na prova Super-Sprint, e como já é habitual, tivemos a participação do triatleta do Ludens Clube Machico, da categoria de Paratriatlo PTS3, José Manuel Mendonça, que realizou a prova sempre com o ânimo que já nos acostumou.
A competir nas distâncias Super-Sprint, no escalão de Juvenis, os primeiros lugares do pódio foram ocupados por Óscar Góis (GD Corticeiras) e Débora Martins (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor). Já o segundo lugar pertenceu a Dino Freitas (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) e Margarida Góis (Ludens Clube Machico). A completar o pódio dos Juvenis, Guilherme Nunes (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) e Leonor Pereira (CDES – HP Portas & Automatismos).
Seguindo o evento para o escalão de Iniciados, venceram Guilherme Pita e Bruna Alves, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor. Os triatletas do Ludens Clube Machico, Matias Olival e Beatriz Gomes, ficaram em segundo lugar. E em terceiro lugar ficaram Nayan Duarte (GD Corticeiras) e Maria Luís (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor).
A terminar o evento, o escalão de Infantis entrou em ação, vencendo os triatletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor Elias Silva e Inês Domingos. Para o segundo lugar subiram os triatletas Leonardo Alves (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) e Margarida Carvalho (Ludens Clube Machico). Pódio quase todo ocupado pelo Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, o terceiro lugar atletas desse mesmo clube, Martim Nóbrega e Inês Gomes.
Dadas as classificações dos jovens triatletas, tanto nos masculinos como nos femininos, venceram por clubes, os atletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor.
Após o adiamento da prova Aquatlo de Câmara de Lobos, as competições de Triatlo voltam apenas no final do próximo mês de agosto, prova também ela no Município do Funchal, nas zonas altas, com o Duatlo BTT do Funchal, no Chão da Lagoa, a 27 de agosto 2023.
A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização das provas deste fim de semana, em especial à Câmara Municipal do Funchal, AMDpt, SER – DRD.
A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center, Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida e Gesba – Banana da Madeira.
Fotos cedidas por Patrícia Góis e José Mendonça a quem deixamos o nosso agradecimento.
Não existem opiniões sobre este artigo.
Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.