2024 Dezembro

Gala ARTM 2024

A Época Desportiva Regional das modalidades de Triatlo e Pentatlo Moderno terminou no passado mês de novembro, com as provas realizadas na Cidade de Machico.

De forma a premiar os atletas que mais se destacaram na passada época, realizou-se a habitual Gala de Entrega de Prémios da ARTM 2024, unindo ambas as modalidades e atribuindo prémios aos atletas pelo seu desempenho em cada uma.

A Gala ARTM 2024 realizou-se no passado dia 6 de dezembro, no Restaurante Pico da Maré Alta, em Machico, e contou com a presença do Sr. Representante, do Governo Regional da Madeira e Diretor Regional de Desporto, Dr. David Gomes, o Sr. Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Sr. Fernando Feijão, dos Presidentes, dos Clubes Regionais filiados na ARTM e seus representantes, bem como os atletas das modalidades.

Esta Gala teve como objetivo a atribuição dos prémios aos atletas dos Campeonatos Regionais da modalidade de Triatlo, nomeadamente Campeonato Regional de Triatlo, Aquatlo, Duatlo, Duatlo BTT, Jovens e Age Groups e dos Campeonatos Regionais de Pentatlo Moderno, nas vertentes de Biatle, Triatle e Laser Run.

Foram ainda atribuídos prémios aos atletas e treinadores que mais se destacaram a nível regional, nacional, europeu e internacional, em ambas as modalidades:

TRIATLO

Atleta Jovem Masculino do Ano – Guilherme Pita – Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor

Atleta Jovem Feminina do Ano – Laura Gomes – Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira

Atleta Feminina do Ano – Mafalda Viveiros – AD Galomar

Atleta Masculino do Ano – Bruno Freitas – Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira

Treinador do Ano – Iolanda Henriques – Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor

PENTATLO

Atleta Jovem Masculino do Ano – Francisco Boita – Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira

Atleta Jovem Feminina do Ano – Constança Boita – Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira

Atleta Feminina do Ano – Leonor Pereira – Clube Desportivo Escola Santana

Atleta Masculino do Ano – Joaquim Fernandes – Grupo Desportivo Corticeiras

Treinador do Ano – Frederico Antunes – Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira

A ARTM já tem preparado os calendários regionais do ano 2025, marcado pelo Meeting Internacional de Biathle e Triathle e os campeonatos nacionais destas vertentes, a se realizar em maio, na Cidade de Machico. No que toca à modalidade de Trialo, voltamos a receber a prova nacional de SwimRun, em outubro, também em Machico.

Premiados Campeonatos Regionais de Triatlo 2024

Premiados Campeonatos Regionais de Pentatlo 2024

Calendário Triatlo 2025

Calendário Pentatlo 2025

Tomada de Posse Órgãos Sociais da ARTM 2025 – 2028

Realizou-se, no passado dia 6 de dezembro, no Fórum Machico, a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da ARTM para o ciclo 2025-2028, com a presença do recentemente eleito Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, o Diretor Regional do Desporto, Dr David Gomes, os órgãos sociais eleitos e representantes de vários clubes regionais e atletas da modalidade.

Discurso do Presidente da ARTM, Victor Rodrigues:

“A Associação Regional de Triatlo da Madeira, fundada em julho de 2008, existe como entidade gestora do Triatlo na RAM, desde 11 de Setembro de 2008.

Desde esse período, passaram-se dezasseis anos (quatro mandatos), nos quais o Triatlo/ARTM, passou a existir na vida desportiva da RAM, tendo pautado a sua existência, pelo trabalho em prol da modalidade, pelo seu crescimento e pela crescente aceitação deste desporto como uma referência na RAM e mais recentemente o Pentatlo Moderno.

Os 4 anos do anterior mandato, ficam para a história desta associação, pelas conquistas históricas, pelo crescimento das atividades, das competições, até um patamar impensável, de realização de competições nacionais, internacionais. A recente entrada no nosso portefólio desportivo, da modalidade de Pentatlo Moderno, constituiu um enorme desafio, na sua implementação e no espaço ocupado pela mesma, sem beliscar a modalidade de triatlo. As duas modalidades Olímpicas, que consideramos diferentes, mas com sinergias muito idênticas, encontraram na ARTM e em toda a sua equipa, um grupo de trabalho extremamente empenhado, que trilhou dois caminhos ao longo das duas últimas épocas, potenciando o que de melhor foi possível fazer com os meios à disposição da ARTM.

Foram quase 40 dias de competição por ano, vários Campeonatos nacionais, Campeonatos da Europa, etc, que representaram o nosso ADN, nestes últimos 4 anos.

Tal não teria sido possível realizar sem o apoio em primeiríssimo lugar do Governo Regional da Madeira, das Camaras Municipais, dos fantásticos parceiros da ARTM, da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e Federação de Triatlo de Portugal.

Neste mandato que hoje termina, dirigimos uma palavra de especial reconhecimento:
1. Aos atletas que brilhantemente nos representaram nas competições nacionais e no estrageiro;
2. Aos clubes que constituem o “tecido” desta associação modalidades de Triatlo e PM;
3. Os imensos campeonatos e pódios nacionais obtidos pelos nossos atletas;
4. A organização de competições nacionais, europeias;
5. O fenomenal trabalho dos técnicos realizado nos seus clubes em prol destas modalidades;
6. O reforço da equipa de colaboradores da Associação de Triatlo, verdadeiros obreiros e pontas de lança do nosso trabalho visível nas competições;
7. As parcerias e apoios de todas as entidades publicas e privadas, que suportaram esta associação durante os últimos 4 anos;
8. A tenacidade dos pais no apoio aos seus filhos nestas modalidades de formação;
9. Aos atletas seniores e veteranos, sem os quais não teríamos a riqueza geracional das competições;
10. A todos os que nos deram e dão palavras de incentivo e apoio para fazer mais e melhor todos os dias;
11. A todos os familiares que diretamente estão connosco em todos os momentos destas modalidades.

Os próximos 4 anos serão de aposta firme na renovação e inovação nas duas modalidades que tutelamos. A recente conquista da organização dos campeonatos do Mundo de BTLR – OUT de 2026, a realização do Meeting Internacional de Biathle e Triathle em 2025, a realização de Campeonatos Nacionais na modalidade de PM e de Triatlo (que com certeza regressaram à Madeira), a par da melhoria qualitativa das competições regionais, será o nosso foco diário, para os próximos 4 anos.

Trabalharemos ainda mais com o Governo Regional da Madeira, Federação de Triatlo de Portugal, Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, Câmaras Municiais, Clubes Associados e todos os nossos parceiros, para que estas modalidades estejam à disposição de todos e para que os seus praticantes atinjam patamares de excelência desportiva nestes dois desportos, que dignificam estas modalidades, os seus clubes e a Região Autónoma da Madeira.

Teremos como interlocutores principais, os clubes nossos associados, para as quais a ARTM, ira canalizar todo o seu apoio a vários níveis, desde as parcerias técnicas e materiais, à formação e apoio financeiro aos diversos programas de apoio a atletas e clubes.

Estaremos totalmente disponíveis, para juntamente com as duas federações (Triatlo e Pentatlo Moderno), aprofundar relações, criar sinergias e dinâmicas comuns para proporcionar, mais e melhor Triatlo e Pentatlo Moderno.

Agradeço em nome dos todos os elementos dos órgãos sociais que hoje iniciam funções e como Presidente desta nova direcção, a todos os elementos dos órgãos cessantes, todos sem excepção, pelo carrinho e pelo vosso trabalho em prol do Triatlo Regional e Triatlo em Portugal.”

Órgãos Sociais