Tomada de Posse Órgãos Sociais da ARTM 2025 – 2028

Realizou-se, no passado dia 6 de dezembro, no Fórum Machico, a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da ARTM para o ciclo 2025-2028, com a presença do recentemente eleito Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, o Diretor Regional do Desporto, Dr David Gomes, os órgãos sociais eleitos e representantes de vários clubes regionais e atletas da modalidade.

Discurso do Presidente da ARTM, Victor Rodrigues:

“A Associação Regional de Triatlo da Madeira, fundada em julho de 2008, existe como entidade gestora do Triatlo na RAM, desde 11 de Setembro de 2008.

Desde esse período, passaram-se dezasseis anos (quatro mandatos), nos quais o Triatlo/ARTM, passou a existir na vida desportiva da RAM, tendo pautado a sua existência, pelo trabalho em prol da modalidade, pelo seu crescimento e pela crescente aceitação deste desporto como uma referência na RAM e mais recentemente o Pentatlo Moderno.

Os 4 anos do anterior mandato, ficam para a história desta associação, pelas conquistas históricas, pelo crescimento das atividades, das competições, até um patamar impensável, de realização de competições nacionais, internacionais. A recente entrada no nosso portefólio desportivo, da modalidade de Pentatlo Moderno, constituiu um enorme desafio, na sua implementação e no espaço ocupado pela mesma, sem beliscar a modalidade de triatlo. As duas modalidades Olímpicas, que consideramos diferentes, mas com sinergias muito idênticas, encontraram na ARTM e em toda a sua equipa, um grupo de trabalho extremamente empenhado, que trilhou dois caminhos ao longo das duas últimas épocas, potenciando o que de melhor foi possível fazer com os meios à disposição da ARTM.

Foram quase 40 dias de competição por ano, vários Campeonatos nacionais, Campeonatos da Europa, etc, que representaram o nosso ADN, nestes últimos 4 anos.

Tal não teria sido possível realizar sem o apoio em primeiríssimo lugar do Governo Regional da Madeira, das Camaras Municipais, dos fantásticos parceiros da ARTM, da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e Federação de Triatlo de Portugal.

Neste mandato que hoje termina, dirigimos uma palavra de especial reconhecimento:
1. Aos atletas que brilhantemente nos representaram nas competições nacionais e no estrageiro;
2. Aos clubes que constituem o “tecido” desta associação modalidades de Triatlo e PM;
3. Os imensos campeonatos e pódios nacionais obtidos pelos nossos atletas;
4. A organização de competições nacionais, europeias;
5. O fenomenal trabalho dos técnicos realizado nos seus clubes em prol destas modalidades;
6. O reforço da equipa de colaboradores da Associação de Triatlo, verdadeiros obreiros e pontas de lança do nosso trabalho visível nas competições;
7. As parcerias e apoios de todas as entidades publicas e privadas, que suportaram esta associação durante os últimos 4 anos;
8. A tenacidade dos pais no apoio aos seus filhos nestas modalidades de formação;
9. Aos atletas seniores e veteranos, sem os quais não teríamos a riqueza geracional das competições;
10. A todos os que nos deram e dão palavras de incentivo e apoio para fazer mais e melhor todos os dias;
11. A todos os familiares que diretamente estão connosco em todos os momentos destas modalidades.

Os próximos 4 anos serão de aposta firme na renovação e inovação nas duas modalidades que tutelamos. A recente conquista da organização dos campeonatos do Mundo de BTLR – OUT de 2026, a realização do Meeting Internacional de Biathle e Triathle em 2025, a realização de Campeonatos Nacionais na modalidade de PM e de Triatlo (que com certeza regressaram à Madeira), a par da melhoria qualitativa das competições regionais, será o nosso foco diário, para os próximos 4 anos.

Trabalharemos ainda mais com o Governo Regional da Madeira, Federação de Triatlo de Portugal, Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, Câmaras Municiais, Clubes Associados e todos os nossos parceiros, para que estas modalidades estejam à disposição de todos e para que os seus praticantes atinjam patamares de excelência desportiva nestes dois desportos, que dignificam estas modalidades, os seus clubes e a Região Autónoma da Madeira.

Teremos como interlocutores principais, os clubes nossos associados, para as quais a ARTM, ira canalizar todo o seu apoio a vários níveis, desde as parcerias técnicas e materiais, à formação e apoio financeiro aos diversos programas de apoio a atletas e clubes.

Estaremos totalmente disponíveis, para juntamente com as duas federações (Triatlo e Pentatlo Moderno), aprofundar relações, criar sinergias e dinâmicas comuns para proporcionar, mais e melhor Triatlo e Pentatlo Moderno.

Agradeço em nome dos todos os elementos dos órgãos sociais que hoje iniciam funções e como Presidente desta nova direcção, a todos os elementos dos órgãos cessantes, todos sem excepção, pelo carrinho e pelo vosso trabalho em prol do Triatlo Regional e Triatlo em Portugal.”

Órgãos Sociais

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.