A Época Desportiva de Triatlo Regional 2026 iniciou-se no passado dia 25 de janeiro 2026 com o Duatlo Madalena do Mar – Ponta do Sol, regressando ao formato individual da competição e pontuando para diversos Campeonatos Regional do Calendário.
Os triatletas Mafalda Viveiros, da AD Galomar e o Pedro Prioste, do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira conseguiram vencer esta primeira prova do Campeonato, seguindo-se de Maria Luís, Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor e Bruno Freitas, do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira. A fechar o pódio, tivemos nos femininos a Inês Sousa, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor e nos masculinos Ricardo Rosa, do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira.
Com base nas classificações individuais, as triatletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor conseguiram pontos para vencer por clubes e os triatletas do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira venceram a prova nos masculinos.
Nas provas jovens, a competir também numa distância Super-Sprint, mas adaptada ao escalão de Juvenis, tivemos como vencedores Luana Nunes, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor e Guilherme Pita, do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira. Já o segundo lugar foi ocupado por Laura Gomes, Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira e Martim Andrade, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor. A completar o pódio, a triatleta do Clube Desportivo Escola Santana, Márcia Caldeira e o triatleta do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, Martim Nóbrega.
No escalão de Iniciados, em distâncias adaptadas ao escalão, Inês Domingos, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor e Tomás Antunes, do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira, foram os mais rápidos a chegar à meta. O segundo lugar ficou ocupado por Iara Nunes (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor) e André Mendes (Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira). A completar o pódio, os triatletas do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, Inês Gomes e André Nóbrega.
Quase a terminar o evento, foi a vez do escalão de Infantis entrar em ação, sendo que Ema Aguiar e Miguel Domingos, ambos do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor, venceram a prova de Infantis. Em segundo lugar ficou Mariana Caldeira (Clube Desportivo Escola Santana) e Renato Oliveira (Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor). A completar o pódio, o triatleta masculino Paulo Vieira, também do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor.
A encerrar o programa competitivo, entraram em ação os atletas do escalão de Benjamins, muitos deles a participarem pela primeira vez neste tipo de prova. O vencedor foi Guilherme Lúcio, do Clube Naval de São Vicente, seguido de Gustavo Freitas (Clube Desportivo Escola Santana). O terceiro lugar foi alcançado por Guilherme Gouveia, do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor.
Este evento marcou de forma positiva o início da Época Regional de Triatlo, evidenciando uma forte participação dos clubes e um elevado nível competitivo em todos os escalões.
Por clubes jovens, venceram os triatletas masculinos e femininos do Clube Futebol Andorinha / Abrigo do Pastor.
A ARTM, como entidade organizadora, agradece o apoio das várias entidades públicas que contribuíram ativamente para a realização da prova deste fim de semana, em especial à Câmara Municipal da Ponta do Sol, AMDpt, SER – DRD.
A organização contou igualmente com o apoio da Auto Zapecar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Monumental Lido Medical Center, AMPES – Associação Madeirense Promotora de Eventos Seguros, Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida e Gesba – Banana da Madeira.
Fotos Município da Ponta do Sol, Isabel Teixeira, Família Alcídio Ferro e Equipa ARTM.