II Triatlo Longo Costa da Laurissilva 2013

Vanessa Pereira e Vasco Pessoa vencem II Triatlo Longo Costa da Laurissilva 2013. Carlos Nóbrega, renova o Título de Campeão Regional de Triatlo Longo 2013.

Vanessa Pereira (Charity Multisport) e Vasco Pessoa (CD “Águias” de Alpiarça) foram os grandes vencedores da primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo que hoje se disputou na ilha da Madeira, em concreto na sua costa norte.

IMG_1242IMG_1308Disputada na distância de Half-Ironman, a prova compreendia 1900 metros de natação, 90Km de ciclismo e 20Km de corrida, marcados pela dureza mas também pela beleza daquela parte da ilha da Madeira.

No lado masculino, Vasco Pessoa liderou a prova desde o primeiro instante. Embora no segmento de corrida o experiente Sérgio Marques (Charity Multisport) tivesse encurtado a diferença para a frente, o líder teve sempre a prova controlada. O pódio ficou completo com Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras) que fez uma prova de grande nível.

IMG_1021

No sector feminino, Sónia Quintela (NSC Golegã) era a líder ao cabo dos 1900 metros de natação, mas uma vez no segmento de ciclismo, Vanessa Pereira assumiu a liderança da prova para não mais a perder. Com um bom segmento de ciclismo, Cecília Shinn (Garmin Olímpico de Oeiras) também conseguir ultrapassar a veterana Sónia Quintela e arrebatar a segunda posição.

IMG_0954

No sector masculino, tal como se previa, Vasco Pessoa foi o primeiro a cumprir os 1900 metros de natação, disputados em Porto Moniz. Atrás dele surgiam Paulo Adão Coelho (CT Perosinho), Bruno Freitas (Ludens de Machico/Ourinvest Talento Gótico) e Sérgio Marques.

No duro segmento de ciclismo (90Km), Vasco Pessoa voltou a dar provas da boa forma que atravessa e ainda conseguiu dilatar a sua vantagem sobre a concorrência. Atrás dele colocava-se agora Sérgio Marques, que apostaria tudo na sua forte corrida. Bons desempenhos no ciclismo tiveram também Jorge Duarte e Bruno Freitas que surgiam nas posições imediatas.

No segmento de corrida final (21km), disputado na zona balnear do Faial, Vasco Pessoa começou a correr de forma cautelosa, gerindo da melhor forma a sua vantagem. Este facto, conjugado com o bom segmento de corrida de Marques, resultou na sua aproximação ao líder da prova. Ainda assim, Vasco Pessoa averbou a sua segunda vitória da temporada cruzando a meta com 4:52:46, menos 2:12 que Marques. No segmento de corrida final, Jorge Duarte confirmou que estava num grande dia e ficou com o terceiro lugar do pódio. A melhor corrida do dia pertenceu a Custódio António (Garmin Olímpico de Oeiras) que terminou na quinta posição, logo atrás de Sérgio Dias (NSC golegã).

Em termos coletivos a vitória coube ao Garmin Olímpico de Oeiras, seguido do Ludens de Machico/Ourinvest Talento Gótico e do Grupo Desportivo das Corticeiras.

No sector feminino, Sónia Quintela mostrou manter intactas as qualidades de nadadora e iniciou o segmento de ciclismo na liderança da competição feminina. A pouco mais de 4 minutos da líder entrava no parque de transição Vanessa Pereira, que uma vez no segmento de ciclismo rapidamente vou reduzindo diferença para a líder, assumindo a frente da prova ao cabo de poucos quilómetros. A partir dai, continuou a aumentar a sua vantagem sobre toda a concorrência. Nesta fase da prova, também Cecília Shinn ia cumprindo um bom segmento de ciclismo e conseguia mesmo roubar a segunda posição a Sónia Quintela.

No 3º e ultimo segmento, a corrida Vanessa Pereira mostrou porque tem dominado as longas distâncias em Portugal nos últimos anos e aumentou a sua vantagem sobre a concorrência. Por seu turno, Sónia Quintela ainda reduziu a vantagem para Cecília Shinn mas os 21Km foram curtos para que conseguisse recuperar a segunda posição.

IMG_1484

Entre os atletas Madeirenses, o destaque vai uma vez mais para o atleta Carlos Nóbrega, que renovou o seu título de Campeão Regional de Triatlo Longo, com mais uma brilhante atuação, na competição mais exigente da época desportiva. A prova iniciou-se com a liderança do jovem atleta Bruno Freitas do Ludens C. Machico/Ourinvest no segmento de Natação, sendo posteriormente ultrapassado pelo experiente colega de equipa no decorrer do segmento de Atletismo.

Na meta as posições mantiveram-se nos dois primeiros lugares, com Carlos Nóbrega a vencer destacado, tendo Bruno Freitas obtido um espetacular 2º lugar entre os Madeirenses. O último lugar do pódio pertenceu ao experiente Paulo Margarido, com mais uma grande demostração das suas valências para provas longas.

FOTOS OFICIAIS – PEDRO MEDEIROS

VIDEO OFICIAL – IVAN ROXO

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.