Jorge Duarte e Cristina Nascimento conquistam Laurissilva

Realizou-se no passado Sábado dia 5 de Abril a 3ª edição do mais exigente Triatlo Longo disputado em Portugal.

O III Triatlo Longo Costa da Laurissilva juntou mais uma vez alguns dos melhores triatletas nacionais na Costa Norte da Ilha da Madeira e constituiu a 1º etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo, a 6ª etapa do Circuito Regional Powerade 2014 e o Campeonato Regional de Triatlo Longo.

Disputado na distância longa, composta por 1900 metros de Natação, 90 Km de ciclismo e 21 Km de Corrida, o III Triatlo Longo Costa da Laurissilva teve como grandes vencedores Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras) e Cristina Nascimento (Clube Aventura da Madeira).

Jorge Duarte Meta

Com a partida a ser dada as 8h00 junto ao Porto de Abrigo do Porto Moniz, os atletas puderam disfrutar das magníficas paisagens da Costa Norte debaixo de Sol quente.

Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras) foi o quarto atleta a terminar o primeiro segmento, no entanto alcançou a liderança da prova ainda durante o segmento de ciclismo e controlou a partir daí a vantagem para os restantes triatletas, vencendo a prova com o tempo total de 4h32m22s.

bruno freitas ciclismo

Bruno Freitas (Ludens de Machico/El Bom Bom Sports Bar), atleta mais rápido no segmento inicial, foi o segundo classificado da geral, terminando a 8m52s do vencedor.

Octávio Vicente (Garmin Olímpico de Oeiras) fez uma prova de trás para a frente, recuperando do 17º lugar alcançado na Natação (melhor tempo no ciclismo) até ao 3º lugar do pódio final.

otavio vicente corrida

Cristina Nascimento (Clube Aventura da Madeira), no seu regresso às longas distâncias após ter sido mãe, foi a vencedora da classificação feminina e alcançou o título de Campeã Regional de Triatlo Longo 2014.

Também Bruno Freitas (Ludens de Machico/El Bom Bom Sports Bar) alcançou o título de Campeão Regional de Triatlo Longo, ficando Paulo Margarido (Clube Aventura da Madeira) em 2º entre os atletas Regionais e Duarte Martins (Grupo Desportivo das Corticeiras) foi 3º.

Cristina Nascimento ciclismo

Na classificação por equipas, o Garmin Olímpico de Oeiras foi o clube vencedor, o Sporting Clube de Portugal foi segundo a 56m11s e o Grupo Desportivo das Corticeiras fechou o pódio a 1h26m49s.

Por escalões venceram:

S-23 – Bruno Freitas (Ludens de Machico/El Bom Bom Sports Bar)

Séniores – Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras) / Cristina Nascimento (Clube Aventura da Madeira)

Veteranos I – Marco Cruz (Individual)

Veteranos II – Paulo Margarido (Clube Aventura da Madeira)

Veteranos III – Joaquim Fernandes (Grupo Desportivo das Corticeiras)

Jorge Duarte Meta

No final Jorge Duarte referia que “Tinha sido sempre 2º ou 3º classificado, finalmente chegou o meu dia”. O vencedor acrescentou ainda que “este ano a prova não foi tão dura, pois não tivemos de ir até Santana. Mas mesmo assim, é a prova mais difícil nesta distância a nível nacional. Correu bem, melhorei imenso na natação, quando cheguei à corrida, já tinha muita vantagem e foi só gerir até final”.

Cristina Nascimento considerou que “a prova correu melhor do que estava à espera, pois foi a primeira que fiz desde que fui mãe. Vinha com o objetivo de terminar. Estou a prepara-me para ir fazer o Ironman à Alemanha em Julho

Cristina Nascimento Meta

A organização do evento foi da responsabilidade da Associação Regional de Triatlo da Madeira e da Federação de Triatlo de Portugal, estando envolvidas mais de 60 pessoas, desde membros da organização, PSP, Bombeiros e Voluntários, e contando a organização com o apoio de imensas entidades públicas e privadas que todas juntas, viabilizaram a organização do evento, nomeadamente:

  1. Município do Porto Moniz;
  2. Município de São Vicente;
  3. Powerade – Bebida para Desportistas;
  4. Refcom Madeira;
  5. Europcar – Aluguer de Automóveis;
  6. Bioforma;
  7. Via Expresso;
  8. Grupo – JRFN;
  9. MZ BIKE;
  10. Centro de Treino de Mar;
  11. Clube de Montanha do Funchal;
  12. Lokoloko Madeira;
  13. Governo Regional da Madeira: Vice-presidência do Governo Regional; Secretaria Regional do Plano e Finanças; Secretaria da Educação e Regional do Ambiente e Recursos Naturais; Direção Regional de Juventude e Desporto; Estradas da Madeira;
  14. Aquário da Madeira – Porto Moniz;
  15. Centro de Ciência Viva do Porto Moniz;
  16. Turtless Diving Center – Porto Moniz;
  17. Polícia de Segurança Publica da Madeira;
  18. Clube Naval do Seixal;
  19. Clube Desportivo Escola de Santana;
  20. Associação Desportiva e Cultural de São Vicente;
  21. Clube Tolerância Zero

Classificações:

III Triatlo Longo Costa da Laurissilva – Geral Absoluta

III Triatlo Longo Costa da Laurissilva – Absolutos Masculinos

III Triatlo Longo Costa da Laurissilva Absolutos Femininos

III Triatlo Longo Costa da Laurissilva Escalões Masculinos

III Triatlo Longo Costa da Laurissilva – Escalões Femininos

III Triatlo Longo Costa da Laurissilva – Equipas Masculinos

Fotografias:

Fotos IvanRoxo Photography

Não existem opiniões sobre este artigo.

Oops! Sorry, the comment form is closed at this time.